Quando se trata de cirurgia estética, uma blefaroplastia ou “cirurgia das pálpebras” é um dos procedimentos mais realizados na face, com resultados percetíveis e cicatrizes discretas.
O objetivo é rejuvenescer a área ao redor dos olhos e proporcionar uma aparência mais jovem e descansada ao rosto.
Mas quando é indicado realizar a blefaroplastia?
A indicação para realizar uma blefaroplastia é quando há excesso de pele nas pálpebras ou bolsas de gordura na parte inferior das pálpebras.
Não existe uma idade certa para fazer a cirurgia, mas há fatores que o médico considerará no momento da avaliação.
Quando a cirurgia é contraindicada, é possível optar por outros tratamentos que visam o rejuvenescimento facial, como aplicação de toxina botulínica e preenchimento facial.
Se considera fazer uma blefaroplastia, conheça os 3 principais pontos que precisa saber antes de realizar este procedimento:
1. A blefaroplastia é uma cirurgia personalizada
Como não existem dois pares de olhos iguais, também não há duas cirurgias de pálpebras iguais. Para alcançar os melhores resultados, é necessário que a blefaroplastia seja personalizada, adaptada aos desejos estéticos de cada paciente e às suas características únicas. Respeitar diferenças étnicas e de género, conhecer a anatomia e função das pálpebras profundamente e tratar as pálpebras com a delicadeza que merecem fazem toda a diferença.
2. A recuperação da plástica de pálpebras geralmente é rápida.
Quando comparada a outras cirurgias plásticas, o processo de recuperação da blefaroplastia geralmente não é extenso. Pode haver inchaço e hematomas, mas a maioria das pessoas não sente muita dor. O repouso, a aplicação de compressas geladas e a elevação da cabeceira podem ajudar a reduzir o inchaço e acelerar a recuperação. O retorno às atividades físicas é recomendado após 2 a 3 semanas após a cirurgia, mas a maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho de 7 a 10 dias após a blefaroplastia.
3. Os resultados da blefaroplastia são duradouros
Os resultados da cirurgia de rejuvenescimento das pálpebras são projetados para serem duradouros. No entanto, com o tempo, a elasticidade e qualidade da pele e dos tecidos continuarão a mudar em resposta ao envelhecimento, hereditariedade e a outros fatores ambientais. É recomendada a hidratação da pele da região periocular e proteção solar de rotina, de modo a manter os resultados da sua cirurgia palpebral o maior tempo possível.